O II Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito volta sua atenção ao debate em torno das questões e dos desafios que se apresentam às ciências humanas e às ciências sociais, especialmente ao direito, na busca de perspectivas democráticas, justas e igualitárias para as relações humanas em sociedade. E isso num cenário global marcado pelas instabilidades constantes advindas de crises institucionais, que tem no crescimento de movimentos totalitários mundo afora um sintoma de exclusão e ameaça à humanidade, gerando impactos globais sobre a gestão das instituições (governos, empresas, famílias, etc.) e a existência das pessoas em sua inserção cotidiana na sociedade. Por isso, o tema deste ano é Democracia, Totalitarismo e Gestão Institucional.
Essa temática é relevante para as sociedades como um todo e tem sido objeto de investigações levadas à cabo pelas instituições promotoras do evento: UVIGO, UEL e UFF.
Na UVIGO, os investigadores participantes estão inseridos principalmente em projetos de investigação desenvolvidos no Campus de Ourense, na Faculdade de Direito, através do Programa de Doutoramento em Água, Sustentabilidade e Desenvolvimento.
Na UEL, os docentes participantes se vinculam ao Programa de Mestrado em Direito Negocial, com atividades de investigação aglutinadas em torno das temáticas do evento.
Na UFF, os investigadores participantes estão vinculados em pesquisas e atividades desenvolvidas na Faculdade de Direito e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, seja nos Programas de Mestrado e Doutoramento aí existentes, e também em Grupos de Pesquisa cadastrados junto à UFF e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), especialmente através do Grupo de Pesquisa sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito (DeCiED).