O IV Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito volta sua atenção ao debate em torno das questões e dos desafios que se apresentam às ciencias humanas e às ciencias sociais, especialmente ao direito, na busca de perspectivas democráticas, justas e igualitárias para as relações humanas em sociedade. E isso num cenário global marcado pelas instabilidades constantes advindas de crises institucionais, que tem no crescimento de movimentos totalitários mundo afora um sintoma de exclusão e ameaça à humanidade, gerando impactos globais sobre a gestão das instituições (governos, empresas, famílias, etc.) e a existencia das pessoas em sua inserção cotidiana na sociedade.
A pandemia de Covid-19 ainda deixa suas sequelas nos diferentes países do mundo e provocou um agravamento do quadro de desigualdade entre pessoas e entre nações, seja no acesso à informação, à alimentação, à habitação, à saúde e às condições mínimas para a vida com dignidade.
Aliado a isso, os novos projetos hegemônicos, de Rússia, China e Estados Unidos, parecem querer reviver o espírito imperial romano. A invasão da Ucrânia pela Rússia trouxe à tona os temores de uma nova guerra mundial, desta vez com a utilização de tecnologia avançada e de armas nucleares capazes de aniquilar o planeta e a espécie humana.
As questões geopolíticas e estratégicas em termos globais trazem sérios desafios e a necessidade premente de reflexão acerca dos aspectos políticos, morais, econômicos, ambientais e jurídicos nas relações internacionais. Por isso, a quarta edição do nosso evento propõe como tema “Democracia, direitos e o cenário geopolítico internacional”.